Minecraft vira disciplina na Suécia
Fonte Confiável (Estadão)
Apesar da resistência de alguns pais, escola garante que projeto foi um
sucesso e pretende continuá-lo
SÃO PAULO – Uma escola em Estocolmo ganhou destaque após impor um jogo
online como matéria obrigatória para estudantes de 13 anos. É o Minecraft,
game criado em 2009, visualmente muito semelhante ao Lego e no qual
o personagem constrói qualquer coisa com materiais em formato d
e cubo extraídos da “natureza”.
A escola defende que assim os alunos ganham noções sobre planejamento e
desenvolvemo melhor seu potencial criativo.
Sem missões ou objetivos, o Minecraft é um jogo não linear (“sandbox”) no qual o
jogador deve extrair materiais do ambiente para construir edificações que o
mantenham a salvo de monstros que circulam pelo cenário quando anoitece.
O jogo rapidamente ganhou popularidade e até hoje, segundo o site, já foi comprado
por quase 9 milhões de pessoas.
Os professores da escola sueca acreditam que o jogo pode ajudar os alunos a
desenvolverem raciocínio lógico. “Eles aprendem sobre planejamento
urbano, questões ambientais, a concluírem tarefas e até a se planejarem para o
futuro”, disse ao jornal sueco The Local, Monica Ekman, professora da escola
Viktor Rydberg. “Não é nada diferente [das disciplinas] de Artes e Artesanato”.
Cerca de 180 alunos estão envolvidos no projeto que nasceu de uma competição
escolar nacional chamada “Escola do futuro”, na qual instituições de ensino são
convidadas a apresentar propostas inovadoras.
Apesar da reprovação de alguns pais mais preocupados, a direção da escola
afirma ter obtido sucesso na experiência e pretende dar continuidade. “É um modo
divertido de aprender e é bom para os alunos que façam algo do tipo.”
______
*Jogadores de Minecraft que tal mudar para a Suécia?
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